Housi, de moradia sob demanda, deve passar dos 200 mil apartamentos até fim do ano - Estadão

Housi, startup criada para desbravar o mercado de moradias sob demanda, está em fase de franco crescimento e prevê reunir em sua plataforma mais de 200 mil estúdios, apartamentos e quartos de hotel. Hoje são 130 mil. Um ano e meio atrás, eram só 5 mil. Detalhe: a empresa não é dona de um apartamento sequer.

Assim como na multinacional Airbnb, os imóveis da Housi pertencem a pessoas físicas, investidores e incorporadoras. O papel da startup é dar liquidez a essas unidades, oferecendo aos donos serviços de gestão, locação e venda, em troca de uma taxa de serviço. Por sua vez, os usuários finais podem escolher o apartamento no qual vão morar por semanas ou meses, de acordo com sua necessidade. Esse é o tal serviço de “moradia sob demanda”.

O empresário Alexandre Frankel, da incorporadora Vitacon, e um grupo de sócios têm 85% de participação na Housi, enquanto os outros 15% são do fundo norte-americano RedPoint Ventures, um dos primeiros a apostar na Netflix na década passada. Há dois anos, a RedPoint Ventures aportou R$ 50 milhões na startup brasileira.

Espaço para crescer

A Housi está em 80 cidades e atende mais de 100 incorporadoras. Até o ano passado, a operação estava limitada ao município de São Paulo. Na visão de Frankel, a plataforma tem muito espaço para crescer, com ampliação da carteira de clientes e de locais de atuação. Há planos, inclusive, de chegar a outros países da América Latina no ano que vem.

O plano de expansão passa também pela inclusão de novos serviços no portfólio. O objetivo será o ramo financeiro, com oferta de antecipação de recebíveis de locação e modalidades de seguro, segundo Frankel. Ele gosta de pensar nos empreendimentos imobiliários como o hardware, e a startup como o software. “Em vez de fabricar os prédios, somos o programa que dá vida a eles”, metaforiza.

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 06/10/2021 às 17h34.

Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse